Como escrever ou conseguir artigos para blogs?

Como conseguir artigos para blogs? Os blogs tornaram-se a ferramenta de comunicação do novo século. Basta escolher um assunto para se deparar com uma infinidade deles, mas como que funciona ter esse instrumento?

Como escrever ou conseguir artigos para blogs

Criar um blog é relativamente fácil, basta ter um computador com acesso a rede e começar. O mais difícil é gerar conteúdo diário para ele e atrair leitores.

 

Mas como tudo na vida tem um jeito, vamos começar… Primeiramente escolha um nicho, para quem você quer falar? O que você falar? Essas perguntas são fundamentais até para você selecionar os assuntos e posts.

 

O mais legal do blog é que ele é uma ferramenta diária e interativa, ou seja, todos os dias você gerará um conteúdo e seu publico opinará sobre isso na mesma hora. Porem não pode virar festa. O blog é um canal de comunicação e como tal há alguns princípios que devem ser seguidos:

 

– Pesquise

 

Ninguém precisa ser um jornalista para escrever, mas quando você decide criar um canal no qual o principal função é escrever, essa é sua obrigação.

 

Por mais que você goste de um assunto, ao falar sobre ele, pesquise. Procure novas abordagens, novidades sobre o assunto, saia do senso comum.

 

– Veracidade

 

Não publique mentiras. Antes de escrever qualquer coisa, cheque as informações, pesquise, procure fontes.

 

Nada é mais constrangedor que ter sua identidade, mesmo que online, duvidosa.

 

– Estrutura

 

Na hora de escrever crie um texto estruturado. Isso facilitará a leitura e até na hora de escrever.

 

TÍTULO – chamariz para o assunto

 

INTRODUÇÃO – sobre o que o texto vai falar

 

DESENVOLVIMENTO – argumentos/ defenda seu ponto de vista com dados reais.

 

CONCLUSÃO –  o que o seu leitor deve entender ao final da leitura?

 

– Crie uma linguagem própria

 

Dependendo de qual seu foco é legal mergulhar de cabeça nesse tema. Crie uma linguagem que te aproxime dos leitores, use termos específicos e abuse da imaginação.

 

Por favor, apenas zele pelo português. Erros são inadmissíveis.

 

– Ouse

 

Saia do obvio e tente fazer o que ainda não foi feito. Blogs de moda, vida fitness e look do dia, a rede já esta cheia. Que tal usar seu texto para ir além?

 

– Opinião

 

No seu blog você pode expor sua opinião, falar o que acha e deixa de achar. Só não vamos esquecer que quando escrevemos um texto público, nos tornamos formadores de opinião e por isso RESPEITO ao outro lado sempre deve existir ao escrever, 

 

Mas sua praia não é escrever?

 

Realmente tem pessoas que tem dificuldade com a escrita e mesmo assim querem ter um blog. Qual a alternativa? Contrate um redator.

 

Há inúmeros sites na rede que tem como objetivo contratar freelas. São canais destinados a contratantes e contratados, você só precisa escrever suas exigências e esperar alguém se candidatar.

 

Uma boa noticia? Tem um monte de jornalista recém formado querendo ganhar um extra e para os profissionais desse ramo, freela é quase uma profissão.

 

A observação: peça alguns textos antes, para ver se você curte o modo como seu “contratado” escreve, combine prazos, pagamentos e tudo direitinho. O contato físico muitas vezes nem existe, mas é importante manter o caráter profissional e ético, sempre.

 

Agora seja lá qual for o melhor jeito, crie seu blog e comece a publicar seus artigos. Na diversidade da rede todo mundo é bem vindo e qualquer opinião plausível.

 

Share